Total de visualizações de página

quarta-feira, 30 de março de 2011

Oboé - Coisa linda !

Quem conhece sabe ,eu não sou muito fã de instrumentos de sopro ... Mas ouvi um que me chamou muito atenção e é realmente lindo . Com um som encantador ... Sim , é o Oboé !
 O oboé é um instrumento musical de sopro de palheta dupla da família das madeiras. O corpo do oboé é feito normalmente de madeira (ébano, jacarandá) e tem formato ligeiramente cônico - alguns instrumentos mais recentes têm sido feitos de plástico. Tem uma palheta dupla. Uma pequena e delgada tira de uma cana especial é dobrada em dois e um pequeno tubo de metal (staple) é colocado entre os dois lados da tira dobrada, a qual é então passada em volta do tubo e firmemente amarrada a ele. A parte dobrada da tira é cortada e as duas extremidades, delicadamente desbastadas, constituindo então a palheta dupla. O tubo de metal encaixa-se em uma base de cortiça que é firmemente fixada na extremidade superior do oboé.

O músico que toca o oboé é denominado "oboísta".
O oboé é considerado um dos instrumentos de sopro de técnica mais difícil (requer a respiração diafragmática), para tanto requer um controle apurado do volume de ar expirado com o uso da respiração diafragmática, para produzir a nota com a pressão necessária.
As notas graves do oboé são densas e ricas; as mais agudas, rarefeitas e penetrantes. O som do oboé é nasalado, caracteristicamente mais áspero (mais palheta) quando comparado com o timbre claro e aberto da flauta. O oboé é considerado por muito um instrumento de difícil execução, mas que a dificuldade é compensada bela beleza de seu som. O oboé tem uma extensão de notas menor que os outros principais instrumentos de sopro, mas é capaz de grande variedade de timbres e de estilos de tocar. Em melodias lentas, o oboé tende a soar melancólico. Mas o oboé pode executar melodias alegres e chilreantes, com um timbre cortante e mordaz. É isso , eu acho que o que mais me chama atenção é o timbre penetrante que o Oboé tem . É mesmo uma coisa Linda . Mas vou deixar que um oboísta Explique para vocês !

 

2 comentários:

  1. Oi, arigatou pela visita!!
    Vc também é apaixonada pelo Japão como eu?

    Bjinhos!!!

    ResponderExcluir
  2. Nossa que lindo... fiquei encantada. Amo quando escuto um som que simplesmente me faz sorrir... -^v^- Dá vontade de fechar os olhos só pra aproveitar mais. Os instrumentos que normalmente mais fazem isso comigo são o piano e a flauta e agora descobri que o oboé também... muito obrigada!! Arigatou gazaimasu!!!! ~<3

    ResponderExcluir